Roriz desiste de se candidatar e lança a mulher em seu lugar
Ameaçado pela Lei da Ficha Limpa, ex-governador desiste a nove dias das eleições
Ameaçado pela Lei da Ficha Limpa e a nove dias das eleições, o candidato Joaquim Roriz (PSC) decidiu nesta sexta-feira (24) desistir da candidatura e lançar a candidatura de sua mulher, Weslian Roriz, também filiada ao PSC. As informações foram divulgadas na página da filha do casal, Liliane Roriz (PRTB), candidata a deputada distrital.
De acordo com o texto, a renúncia de Roriz aconteceu na manhã de hoje. A informação foi divulgada no site de Liliane às 12h40, mas, a informação foi retirada tanto do site quanto do twitter de Liliane depois das 13h05. Fontes ligadas à Roriz, no entanto, garantiram à Rede Record que a decisão será mantida.
"Depois de passar a manhã em reunião, o ex-governador Joaquim Roriz decide lançar a esposa Weslian Roriz como candidata a governadora do Distrito Federal. O vice Jofran Frejat (PR) será mantido. Aguarde mais informações", dizia a nota.
O que diz a lei
A lei eleitoral permite que um candidato já registrado renuncie à candidatura. Agora, Roriz tem que apresentar a renúncia ao TRE-DF. A escolha do substituto tem que estar de acordo com o estatuto do partido, que precisa pedir o registro do novo candidato ao TRE. O registro do novo candidato será analisado pelo tribunal, e, se estiver dentro dos critérios exigidos em lei (filiação partidária, quitação eleitoral e Ficha Limpa), é aprovado.
Urnas lacradas
Como as urnas para as eleições estão sendo lacradas, a foto e o nome do candidato nas urnas ainda serão de Joaquim Roriz, mas os votos que ele receber irão para Weslian Roriz. Os lacres começaram a ser feitos pelo TRE na quarta-feira (22) e devem terminar até a próxima quarta-feira (29)
.
.
Comentários
Postar um comentário