Debate DF: Weslian Roriz se confunde e defende corrupção, em participação cheia de tropeços

BRASÍLIA - A mulher do ex-governador Joaquim Roriz, Weslian Roriz (PSC), que a uma semana da eleição assumiu a candidatura do marido ao governo do Distrito Federal, começou o debate da TV Globo tentando atacar os adversários, mas a falta de experiência e a dificuldade com a oratória transformaram sua participação em momentos de constrangimento. Ela se atrapalhou ao falar sobre corrupção, por exemplo:
- Quero defender toda aquela corrupção!
Depois de uma rápida pausa, tentou consertar:
-Tudo que for de corrupção eu não vou aceitar. Vai começar um novo plano de governo e uma situação nova em Brasília. Vamos fazer o governo sem máculas.
A mulher de Roriz virou alvo de uma chuva de comentários nas redes sociais. Durante o debate, ela se manteve como o terceiro tópico mais comentado no Twitter, na lista mundial da ferramenta de microblogging (o primeiro e o segundo lugares também eram temas brasileiros).
Weslian leu as perguntas e tentou se orientar pelos papéis, ao responder, o que não deu certo muitas vezes. Algumas vezes questionada pelos adversários, ela preferiu responder com outras perguntas sem relação com o tema abordado.
Antes de fazer as primeiras perguntas, começou cautelosa. Limitou-se a ler propostas enumeradas pela assessoria e a relembrar feitos atribuídos por ela à gestão do marido, que governou o Distrito Federal por quatro vezes e renunciou à candidatura no último sábado, em razão da ameaça da lei da Ficha Limpa.
Weslian decidiu participar do debate da TV Globo, o último antes das eleições do próximo domingo, apenas no início da noite desta terça-feira. Em sua primeira participação, tratou do crescimento populacional, tema sorteado pela emissora. Na primeira resposta, mencionou "Roriz" duas vezes e "meu marido" outra. Limitou-se a citar a criação de cidades para a acomodar a população pobre, que veio de outros estados em busca de emprego na capital do país. Em outro momento, partiu para o ataque, desferindo o primeiro golpe contra Toninho, o candidato do PSOL.
- O senhor já foi do PT. O que tem a dizer sobre isso?
Após ouvir como resposta que o candidato saiu do PT por conta do escândalo do mensalão, como tantos outros petistas, passou a ser mais cautelosa.
No segundo bloco, aconteceu o principal duelo do debate até aquele momento: Agnelo Queiroz (PT), que lidera as pesquisas na reta final da campanha, questionou Weslian:
-Quais são suas propostas para o transporte público?
A resposta:
-Tudo vai na hora certa. Uma pergunta para o senhor: o senhor era do partido comunista, que não acredita em Deus. O PT expulsou quem é... quem não é... contra o aborto. O senhor é contra ou favor do aborto?
A tática provocou preocupação no adversário, que usou seu tempo no bloco seguinte para dizer que é contra o aborto. Ninguém debateu o transporte coletivo, um dos principais problemas da capital do país.
Aos poucos, os opositores passaram a questioná-la sobre temas polêmicos, como segurança e saúde. As respostas, de um modo geral, limitaram-se as dados fornecidos pela assessoria ou ao discurso de que terá uma assessoria técnica no governo para atender às demandas da população.
Ela também se atrapalhou quando questionada sobre a gestão pública. Buscou os papéis, demorou a encontrar até que finalmente, suspirou:
-Tá aqui.
A presença de Weslian preservou Agnelo de ataques dos demais candidatos. Ele teve apenas que responder mais detalhadamente sobre as alianças com o PMDB e pessoas envolvidas com o escândalo de corrupção no Distrito Federal.
Já no fim do debate, a substituta de Joaquim Roriz passou a falar de improviso, um pouco mais solta. Na hora da despedida, foi a vez do desabafo. Disse que é ela quem vai governar, a despeito da influência clara que o marido terá, caso seja eleita.
- No dia 3, vai aparecer o meu marido (na urna eletrônica). Mas você vai votar em mim, Weslian! Acompanhei meu marido por 50 anos, claro que o meu marido vai me orientar. Weslian vai fazer a diferença e eu vou governar, creio que você vai ficar feliz com o governo de Weslian. Obrigada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROMESSA NÃO CUMPRIDA E PAIS E ALUNOS REVOLTADOS COM ESTRUTURA PRECARIA DE ESCOLA EM AGUAS LINDAS

No país campeão de cirurgia íntima, mulheres contam suas histórias

Confira lista de líderes políticos que perderam a eleição