Maioria do STF derruba exigência de dois documentos para votar
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
Brasília - A maioria dos ministros que compõem o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) votou nesta quarta-feira (29) contra a dupla exigência de apresentação do título de eleitor e de outro documento oficial com foto para que o eleitor possa votar no pleito de outubro. O julgamento ainda não foi concluído, mas a se manter o entendimento, o STF derrubará a obrigatoriedade de se levar dois documentos no momento da votação.
De acordo com o voto da relatora do caso, ministra Ellen Gracie, seguido pelos demais magistrados da Corte, o eleitor não pode ser barrado por não portar os dois documentos na hora da votação. Desta forma, cada eleitor poderá votar ainda que não estiver portando o título, mas precisa apresentar um documento de identificação oficial com foto para ter direito a depositar seus votos na urna eletrônica.
Em uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI), o Partido dos Trabalhadores (PT), ao questionar a necessidade de exigir do eleitor um documento com foto além do título eleitoral, argumentou que a obrigatoriedade de dupla documentação representava "cerceamento legal ao direito político do cidadão" e "burocracia desnecessária no momento da votação", violando o princípio constitucional da universalidade do sufrágio.
"O importante, obviamente, é garantir um processo seguro de identificação, e não impor ao cidadão o ônus de fazer dupla prova da sua condição civil e eleitoral", disse o PT, sustentando ser "perfeitamente possível garantir a autenticidade do processo de votação, sem comprometer a universalidade do voto".
"Qual exatamente o ponto fraco desse sistema eleitoral de identificação? O ponto fraco é a ausência de um documento com fotografia. Por isso, dada essa configuração, considero plausíveis as preocupações manifestadas na inicial recurso do PT. A apresentação do título não oferece qualquer garantia de lisura ao processo eleitoral. Estou convicta que a norma jurídica contestada (...) estabeleceu na verdade a obrigatoriedade de um documento oficial de identificação com foto. A presença do titulo eleitoral, a praxe, não é tão indispensável quanto a identificação com fotografia", afirmou a ministra relatora em seu voto.
"A lei que obrigou dupla documentação restringiu o exercício da cidadania", opinou o ministro Dias Toffoli. "O que dá segurança para a votação é o caderno de votação", disse Cármen Lúcia.
Subjetivismo
Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Ricardo Lewandowski defendeu, por sua vez, uma espécie de subjetivismo para que o mesário exija ou não um documento com foto ao eleitor. "Se não existir dúvida quanto à identidade do eleitor, ainda que não esteja portando um dos documentos, desde que seja positivamente identificado, ele pode votar, pode exercer esse direito fundamental", defendeu Lewandowski, sem, contudo, conseguir convencer os demais magistrados de sua tese.
DESCASO VOLTA AS AULAS JUNTO COM ALUNOS DE AGUAS LINDAS. A verba para a reforma das escolas do Goiás foi liberada. . Promessas foram feitas, as reformas iriam acontecer durante as férias. Mas o que se vê ate agora é que nada foi cumprido. A exemplo da escola Olavo Bilac que fica no jardim barragem 4 em águas lindas de Goiás. Vidros e pisos quebrados, paredes pichadas, carteiras e cadeiras totalmente destruídas, entulhos e lixo ao lado da escola, a quadra com o piso quebrado, a fossa que fica na quadra estoura direto e a sala de informática nunca ficou pronta. Pais e alunos estão inconformados, uma escola que já foi interditada deveria ter mais atenção do governo. VEJA MATERIA PUBLICADA ANTES DAS FERIAS LETIVAS Marconi Lança O Programa Edificar E Anuncia Reforma De 71 Escolas Posted On Sexta-Feira, Julho 22, 2011 By Admin . Under Administração Pública O governador Marconi Perillo, o secretá...
Especialistas analisam aspectos culturais dessa tendência Crescimento no número das cirurgias na genitália feminina levanta questão sobre infantilização da vulva “Eu já não sinto mais vergonha. Quando me olho no espelho, não vejo aquele volume a mais que tanto me incomodava. A diferença é muito grande. A aparência fica igual à de uma criança”. Antes de ter a sua primeira relação sexual, G., uma garota de 21 anos que pediu para ter a sua identidade preservada, conta que se submeteu a uma cirurgia plástica para diminuir o tamanho dos pequenos lábios vaginais. A labioplastia, como é chamada essa intervenção, coloca o Brasil como campeão mundial nesse tipo de procedimento. Em 2014, 15.812 mulheres passaram pelo procedimento. Os dados são da pesquisa intitulada ‘Global Statistics on Cosmetic Procedures’, realizada pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps). Quando a jovem utiliza a imagem de uma criança para explicar como se sente com o resultado da cir...
Lista daqueles que foram barrados nas urnas inclui políticos influentes. Boa parte dos que ficaram sem mandato concorreram ao Senado . O resultado das eleições deste domingo (3) trouxe surpresas para líderes partidários e políticos já consagrados no cenário nacional. Confira abaixo uma lista com os destaques, incluindo os cargos que disputavam e total de votos obtidos. POLÍTICO DESEMPENHO ELEITORAL Aloizio Mercadante (PT-SP) Aloizio Mercadante (PT-SP) Cargo que disputava : Governador Resultado: Segundo lugar Total de votos: 8.016.866 (35,23%) Arthur Virgílio (PSDB-AM) Arthur Virgílio (PSDB-AM) Cargo que disputava: Senador Resultado: Terceiro lugar Total de votos: 644.299 (21,93%) César Borges (PP-BA) César Borges (PP-BA) Cargo que disputava: Senador Resultado: Terceiro lugar Total de votos: 1.583.250 (13,52%) César Maia (DEM-RJ) César Maia (DEM-RJ) Cargo que disputava: Senador Resultado: Quarto lugar Total...
Comentários
Postar um comentário