Morre ex-presidente Itamar Franco
Itamar Franco (PPS-MG), que exercia atualmente mandato de senador, estava internado, na Unidade de Terapia Intensiva, do Hospital Albert Einstein, na capital paulista, desde o último dia 27 de junho. O político de 81 anos morreu vítima de leucemia, na manhã deste sábado (2).
Itamar não resistiu à pneumonia grave que contraiu durante o tratamento de quimioterapia ao qual era submetido desde o dia 21 de maio, de acordo com o Hospital Albert Einstein. O ex-presidente era divorciado, deixa duas filhas.
Foi durante o mandato de pouco mais de dois anos – entre outubro de 1992 e dezembro de 1994 – à frente do Palácio do Planalto que surgiu o Plano Real, programa econômico responsável pela estabilização da moeda. O plano foi apresentado pelo então ministro Fernando Henrique Cardoso.
Com a morte de Itamar, assume sua cadeira no Senado Federal o suplente José Perrella de Oliveira Costa, conhecido como Zezé Perrella, ex-presidente do clube mineiro de futebol Cruzeiro.
Trajetória
Nascido em 28 de junho de 1930 em um barco que ia de Salvador, capital baiana, para o Rio de Janeiro, capital fluminense, Itamar Augusto Cautiero Franco foi criado em Juiz de Fora. Órfão de pai, teve infância pobre na cidade, localizada a 260 quilômetros da capital mineira, Belo Horizonte. Formou-se em engenharia e eletrotécnica pela Escola de Engenharia de Juiz de Fora, em 1955.
Comentários
Postar um comentário