Casos de estupro sobem 51% no DF no primeiro trimestre deste ano


Mudança na lei e maior número de denúncias explicam aumento, diz secretaria.

Casos de homicídio, tentativa de homicídio e lesão corporal caíram 1,8%.


Os registros de estupros no Distrito Federal aumentaram 51,3% no primeiro trimestre deste ano. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do DF, foram 109 casos nos primeiros três meses de 2010, número que subiu para 165 no mesmo período deste ano. A secretaria fecha o balanço de ocorrências de crimes a cada trimestre.
Os registros de tentativas de estupro mais do que dobraram: passaram de 8 nos primeiros três meses de 2010 para 17 neste ano. De janeiro a março de 2010, foram 117 casos de crimes sexuais registrados no Distrito Federal, número que chegou a 182 no mesmo período deste ano – um aumento de 55,6%.
De acordo com o subsecretário de operações da Secretaria de Segurança Pública, coronel Jooziel Freire, o crescimento do número de registros pode ser explicado pela alteração da tipificação do crime de estupro que entrou em vigor em agosto de 2009.
Antes, o estupro era definido como constranger a mulher à conjunção carnal mediante o uso de violência. Desde 2009, a lei estabelece como estupro constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROMESSA NÃO CUMPRIDA E PAIS E ALUNOS REVOLTADOS COM ESTRUTURA PRECARIA DE ESCOLA EM AGUAS LINDAS

No país campeão de cirurgia íntima, mulheres contam suas histórias

Confira lista de líderes políticos que perderam a eleição