Inverno fica mais rigoroso na próxima semana e DF deve registrar 8ºC


Os brasilienses devem tirar casacos e cobertores pesados do armário para encarar o frio que, na semana que vem, promete ser ainda mais severo. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que, na madrugada de terça-feira (4/7), a temperatura vai cair para 8°C. Caso o prognóstico se confirme, essa será a marca mais baixa dos últimos três invernos na capital do país.
Segundo o meteorologista Luiz Cavalcanti, em 18 de junho do ano passado, os termômetros chegaram a marcar 9,9°C e, em 2015, a mínima de 11,7°C foi registrada nos dias 23 e 27 de junho. O friozinho da próxima semana é resultado de uma massa de ar polar proveniente do sul do país, especialmente das serras Gaúcha e Catarinense. A temperatura máxima na terça (4) deve variar entre 22°C e 23°C.
O frio vem acompanhado da seca. Desde o dia 21 de maio, o Inmet não registra uma gota de chuva na capital. A umidade já está na casa dos 35% nas horas mais quentes do dia. E não há previsão de São Pedro aliviar a secura. A paisagem da cidade começa manifestar algumas alterações: as árvores estão trocando as folhas e os ipês-roxos dão o ar da graça.
Com a promessa de um inverno rigoroso, as lojas de roupas de frio esperam faturar mais. Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), as vendas de agasalho aumentaram 3% este ano em comparação com 2016. Esse percentual pode aumentar para 5% até o fim da estação.
As vendas de umidificadores cresceram 70%, as de nebulizadores subiram 40%, bem como o comércio de remédios antigripais e xaropes para tosse (30% a mais neste ano), ainda de acordo com a Fecomércio.
Durante o frio e a seca, os cuidados com a saúde devem ser redobrados. Médica do Centro Otorrino do Distrito Federal (Ceol-DF), Adriane Casado ressalta a importância de hidratar o corpo.
“É preciso evitar o contato com pessoas que tenham doenças virais, com líquidos e alimentos gelados, lugares tumultuados, assim como evitar o uso de ar-condicionado”, assinala. E, principalmente, diz ela, é importante ter sempre à mão soro fisiológico e manter ligado o umidificador em casa e no trabalho.
Já o dermatologista Ricardo Fenelon indica cuidados com a pele. De acordo com ele, é comum, nesta época do ano, o aparecimento de problemas como caspa, alergia, vermelhidão, coceira, descamação e ressecamento. O especialista explica que a oleosidade natural da pele serve para proteger o corpo do frio, das bactérias, de fungos, vírus e poluentes.
Deve-se também ingerir muita água e comer alimentos saudáveis, como frutas e verduras, além de fazer o uso de hidratante no corpo e evitar banhos quentes e demorados. “Mesmo com as baixas temperaturas, é importante usar filtro solar, pois ele neutraliza os efeitos nocivos dos raios UVA e UVB, principais causadores de câncer de pele”.
As baixas temperaturas fazem sucesso na internet. Confira alguns memes do Twitter:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROMESSA NÃO CUMPRIDA E PAIS E ALUNOS REVOLTADOS COM ESTRUTURA PRECARIA DE ESCOLA EM AGUAS LINDAS

No país campeão de cirurgia íntima, mulheres contam suas histórias

Após proibição, TV Diário consegue saída para exibir programas em rede nacional