Mané ganha tapumes para dividir torcidas, muda portões de organizadas e terá reforço policial
postado em 16/06/2016 14:09 / atualizado em 16/06/2016 14:18
Menos de duas semanas depois de mais um episódio de violência no Mané Garrincha, tudo voltou ao "normal". Na última segunda-feira (13/6), Flamengo e Palmeiras foram punidos pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Eles receberam multas e perda de mando de campo por conta da briga entre membros de organizadas dos dois clubes. Uma reunião aqui, outra ali, e o Mané, antes interditado, acabou liberado para receber Fluminense x Corinthians, nesta quinta-feira (16/6), às 20h, e Flamengo x São Paulo, no domingo (19/6), às 16h.
Um encontro em Brasília na noite de terça, com a presença de representantes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e de órgãos de segurança do DF, confirmou a partida de domingo, até então sem local definido. Para isso, o Flamengo precisava apresentar um plano de segurança à entidade e ao STJD. O advogado do rubro-negro, Michel Assef, teria entregado ao tribunal, na noite de segunda, planejamento e documento de segurança para o jogo contra o São Paulo.
A partida desta noite, entre Fluminense e Corinthians, também esteve ameaçada pela interdição do Mané, imposta por liminar do STJD. O presidente tricolor, porém, interveio. A venda de ingressos já havia começado, e o presidente do tribunal, Caio César Rocha, abriu exceção.
A reportagem foi ao Mané Garrincha ontem para verificar as mudanças na segurança. Na prática, as grades baixas que separavam as torcidas nos corredores internos do estádio foram substituídas por tapumes de ferro, mais altos e resistentes. O novo material impede, também, a visão do outro lado. Além disso, o número de seguranças privados saltou de 380 para 500.
As torcidas organizadas do Fluminense, mandante, entrarão pelo portão 21, voltado para o autódromo. As do Corinthians, pelo 7, próximo ao Ginásio Nilson Nelson. Todas serão instaladas no anel superior. Desta vez, a base da Polícia Militar não ficará mais no nível -2 do Mané, o subsolo. O efetivo estará a postos em duas salas no anel interno da arquibancada superior. Para o jogo de domingo, haverá mais uma divisão para as organizadas. “Isso porque há duas que não se dão bem”, esclarece o secretário-adjunto de Turismo, Jaime Recena.
Para a partida desta noite, haverá torcida mista na arquibancada inferior. “Isso sempre foi uma característica dos jogos em Brasília”, defende Recena.
Maioria
Segundo apurou o Correio, o Flamengo pretende limitar a presença de torcedores do time visitante a 10% nos duelos em Brasília — exceto os paulistas, que teriam direito a 5%. Eles não poderão comprar ingressos para lugares próximos ao campo. As zonas mistas continuam, mas no anel superior e nas laterais. Atrás dos gols ficarão as organizadas rubro-negras, na área superior. O clube carioca queria as facções no anel inferior, mas foi proibido pela PM. As torcidas adversárias ficarão ao lado das cabines de rádio.
Flamengo e Palmeiras foram considerados culpados pela briga do último dia 5, no Mané Garrincha. O primeiro foi punido com multa de R$ 51 mil e perda de um mando de campo, a ser cumprida no clássico contra o Fluminense, no dia 26, a princípio marcado também para Brasília. O Verdão levou multa de R$ 80 mil e perda de um mando, com portões fechados. Mas, na noite de terça, o relator do processo concedeu efeito suspensivo integral aos paulistas. Assim, o alviverde poderá enfrentar o Santa Cruz diante de sua torcida, no sábado, assim como contra outros adversários até que o recurso entre em pauta. O pagamento da multa também acabou sendo suspenso
Comentários
Postar um comentário