Álcool causa 3,5 acidentes por dia

A mistura entre álcool e direção provocou 1.275 acidentes de trânsito em Goiás somente no ano passado, o que dá uma média de 3,5 por dia. Em Goiânia, foram 230 acidentes com a embriaguez como causa provável. Eles provocaram 13 mortes na capital, de acordo com as estatísticas do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran). O gaoverno estadual pretende enfrentar esses números com uma campanha permanente que será lançada daqui a três semanas.
Ampliar foto
A maioria das ocorrências foi registrada com jovens, de sexta-feira a domingo, entre 16h e meia noite (veja quadro) . A idade, dia e horário remetem ao hábito da juventude sair à noite para beber. Outro aspecto é a opção pelo transporte individual. E este último nos faz lembrar que o transporte coletivo não oferece alternativas para quem frequenta a noite. Além da fiscalização e policiamento, o Estado terá de lidar com esse aspectos.

Ao todo, foram lavradas 2.260 notificações de motoristas com alcoolemia em Goiânia no ano passado, mais de seis por dia. No Estado, os autos de infração chegaram a 5.221, média diária de 21 notificações. "Desde 2004 sabemos que o álcool mata principalmente em finais de semana e feriados. Por mudanças de governo nunca foram aplicadas medidas para contê-los", afirma o coordenador da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) - regional Goiás, o perito Antenor Pinheiro.

A chamada Lei Seca entrou em vigor anos depois, no mês de julho de 2009. Com mais de três anos de aplicação, a legislação provocou pouco resultado para uma medida na qual se depositava a principal aposta no enfrentamento à violência no trânsito. Neste período, mais de 12,6 mil multas foram aplicadas a motoristas flagrados dirigindo sob influência de álcool. Mas apenas 81 processos resultaram em algum tipo de punição administrativa.

Um dos empecilhos à aplicação da lei está numa brecha legal aberta pela Constituição Federal. O dispositivo diz que nenhuma pessoa pode ser levada a produzir prova contra si mesma. Sob este argumento, 3.433 motoristas se recusaram a soprar o equipamento de bafômetro no ano passado somente em Goiânia, segundo o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar. No entanto, todos eles tiveram a embriaguez atestada por sinais anotados pelos militares. Apenas 134 se submeteram ao teste.

Acidente

Ontem, por exemplo, um acidente no Anel Viário, em Goiânia, parece ter relação com bebidas alcoólicas. A suspeita da polícia é que os três homens que ocupavam um carro que bateu em um poste tivessem ingerido álcool. O motorista e o passageiro foram encaminhados ao Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), um deles inconsciente. O carona nada sofreu e, depois da batida, deitou-se no canteiro ao lado da avenida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROMESSA NÃO CUMPRIDA E PAIS E ALUNOS REVOLTADOS COM ESTRUTURA PRECARIA DE ESCOLA EM AGUAS LINDAS

No país campeão de cirurgia íntima, mulheres contam suas histórias

Confira lista de líderes políticos que perderam a eleição